Atividades para o “Desenrolando a Língua”

O  livro/CD Desenrolando a língua é um projeto artístico e também didático; ou melhor, paradidático.  As músicas e as ilustrações criam um ambiente e encantam ao mesmo tempo em que ensinam! Escrito de forma sintética,  o livro é acessível às crianças e também ao público que não tem conhecimento acadêmico das letras e das línguas. Assim, nesse pequeno formato, o projeto relançado pela Autêntica Editora traz informações básicas da língua falada no Brasil e possibilita ao leitor desenvolver uma escuta e/ou fala atenta e reflexiva sobre nossa língua.

Mas como aproveitá-lo melhor nas escolas?

Como educadora, sei do trabalho que temos em preparar aulas, que têm de ser dinâmicas e motivadoras, principalmente para as crianças. Por experiência própria, sei o quanto é importante termos conhecimento do que apresentamos em classe, atitudes seguras e, ao mesmo tempo, criativas. Trabalhar com educação sempre nos estimula a criar estratégias didático-pedagógicas e a estar atentos à assimilação e aos resultados no desenvolvimento da criança.

Infelizmente, há uma grande defasagem na formação de professores do ensino fundamental no Brasil.

Refletindo sobre isso, pensei: “por que não sistematizar algumas atividades pedagógicas que me ocorrem para o Desenrolando?”. Com este material do livro/CD, posso  “desenrolar” possibilidades para pessoas que se interessam em trabalhar com ele; propostas do tipo das que me ajudam bastante quando estou estudando e/ou trabalhando. Traduzindo: às vezes é bom receber algo “mastigadinho”, tanto para alunos quanto para professores, porque assim também se podem gerar múltiplas ideias, não?

Desenrolando… um blog com atividades, sugestões e propostas  para se trabalhar com o livro e com o CD. Aqui, passeio com mais tranquilidade por cada “capítulo” do livro e cito fontes e  referências que me ajudaram a escrevê-lo e a compor as canções, com direito a curiosidades, comentários, observações e indicação de links complementares. Podemos considerar o blog também como um making-of ou um backstage do livro.

Direcionado aos professores do ensino fundamental e de música, o blog não apresenta um planejamento para uma idade específica, num processo gradativo. O texto do livro é dirigido, a princípio, à faixa etária de 8 a 10 anos, mas não se restringe a ela, podendo interessar a outras faixas. O CD não tem um limite de idade, apesar de ser idealizado para as crianças. As ideias do blog, no entanto, devem ser avaliadas e selecionadas segundo o nível e a área em que vão ser utilizadas.

Importante: gostaria muito de trocar informações com educadores que o utilizam e que queiram apresentar experiências, questionamentos, dúvidas, ideias e mais ideias!

Novidades:

Em 2012, o “Desenrolando a língua” ficou entre os finalistas do prêmio Jabuti 2012 na categoria didáticos e paradidáticos.

Em outubro de 2013 lançada a versão adaptada em espanhol: “Desenrollando la lengua – Una niña brasileña en España”.

 

 

Então, vamos desenrolar?!

Aqui, uma indicação de um blog sobre a lei  que determina que a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica e detalhes para sua aplicação nas escolas:
http://mariamachado.blog.com/index.php/2010/06/07/introduzindo-a-musica-na-sala-de-aula/

Agradecimentos especiais a Autêntica Editora, Andreia Moroni, Cecília Cavalieri e Programa MúsicaMinas.

(http://www.ceciliacavalierifranca.com.br e http://www.ceciliacavalierifranca.blogspot.com/).

MusicaMinas2012

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s